domingo, 27 de maio de 2012
quinta-feira, 24 de maio de 2012
A HISTÓRIA DOS ENCANTADOS UMBANDA
EM PRIMEIRO LUGAR QUEREMOS AGRADECER A SUGESTÃO DO COLABORADOR DESTA MATERIA ,O SRº DIEGO ILLUMINATY.
Catimbó é um conjunto específico de atividades mágico-religiosas, originárias da Região Nordeste do Brasil. Conhecido desde meados do século XVII, o catimbó resulta da fusão entre as práticas de magia provenientes da Europa e rituais indígenas de pajelança, que foram agregados ao contexto das crenças do catolicismo. Conforme a região de culto, influências africanas podem ser notadas, de forma limitada, entretanto.
A Stricto sensu, o catimbó não pode ser considerado uma religião, uma vez que não reúne em sua estrutura elementos doutrinários próprios, como dogmas ou liturgias. Assim, concebe-se o catimbó como um culto, um sistema mágico calcado sobre os preceitos do catolicismo popular. Nas sessões, cultuam-se os santos católicos, a Virgem Maria e Jesus Cristo, bem como as ervas sagradas e a árvore da Jurema, onde se apoia toda a organização do catimbó.
A Jurema (Mimosa hostilis), nativa do agreste e sertão nordestinos, é um arbusto Fabáceo, do qual se fabrica uma bebida psicoativa de mesmo nome. Tal bebida, também conhecida como Vinho da Jurema, é composto por uma variedade de ervas, ao qual se adiciona cachaça ou vinho branco. A ingestão da Jurema, em conjunto com os toques, as cantigas rituais do catimbó, provoca um estado de transe profundo, interpretado pelos Catimbozeiros, como a incorporação dos Mestres da Jurema. Estas entidades espirituais, que supostamente habitariam o Mundo Encantado ou Juremá, teriam sido adeptos do catimbó que, ao morrerem, se "encantaram", ou seja, foram milagrosamente transportados a este estamento espiritual, de onde poderiam atender os vivos pela realização de curas e aconselhamento, desde que para tal fossem requeridos através da incorporação.
Esta variedade de cultos, entretanto, foi severamente reduzida por ocasião do contato europeu, de forma que a tradição da Jurema sagrada teve de ser adaptada aos preceitos católicos, devido à forte repressão colona aos cultos considerados pagãos. Assim, o vasto panteão aborígene foi gradualmente suprimido, sendo adotado, nos rituais da população cabocla, as mesmas deidades do catolicismo tradicional. O culto aos antepassados, porém, por sua grande influência, foi mantido e, ademais, adaptado à realidade dos Mestres da Jurema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOpiiEHmbmKR0toNUvsgYp_I8ZnFJxwqHcU7Yvzupx3DxVw5qedmNTunvsLBl-MmfyXZtHBs-RRo4MFD8ITcP4JRt6Sx8J7ZGn9SOjRppP3MkyHUP9OfpfVrXVvBgJph5hCLGIGNPSo_k/s320/DSC00080.jpg)
UMBANDA
O QUE É UMBANDA ?
Embora muitos afirmem ser a
Umbanda apenas uma seita derivada dos Cultos Afro-Brasileiros que deram origem
aos Candomblés, na verdade, a verdadeira Umbanda, muito pouco tem a ver com ele.
Nosso irmão, W.W. da Matta e Silva, por exemplo, fez extensa pesquisa visando
trazer a público a origem da palavra em seu livro Umbanda de Todos Nós. Esse não
é o propósito de nosso trabalho atual. Importante é frisarmos que UMBANDA foi o
nome dado ao culto criado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, cujo médium era o
Sr. Zélio de Moraes, em 16 de novembro de 1908, no bairro de Neves em Niterói.
Destaque para o fato de que um caboclo, por ser considerado EGUN (alma de um ser
que já viveu na terra ) não era entidade cultuada em nenhum candomblé.
Posteriormente a coisa ficou meio confusa e criaram até os chamados Candomblés
de Caboclos. Antes desta data, não há registro algum da palavra UMBANDA em
qualquer seita Afro, como também ficou claro nas pesquisas feitas pelo
retrocitado autor, na mesma obra e em outras. Se quisessem saber mesmo a origem da palavra, deveriam
ter perguntado ao Caboclo, ao invés de ficarem especulando por aí.O que é
importante sabermos ?
Importante é sabermos que :
a) Umbanda não é culto Afro - é BRASILEIRO!.
b) A Umbanda sofreu várias modificações, tanto em seus objetivos como em sua práticas e rituais quando se mesclou e absorveu dos cultos Afro, do Catolicismo e até de filosofias orientais, certos parâmetros e conceitos básicos, a ponto de hoje entrarmos em certos terreiros ditos como de Umbanda e vermos lá os já conhecidos sacrifícios de animais e coisas equivalentes.
c) Umbanda foi o nome com que o Caboclo das Sete Encruzilhadas batizou o movimento espirítico criado por ele com regras básicas de trabalho, cujo objetivo principal seria o da "manifestação de espíritos (EGUNS NO DIZER DOS CULTOS AFRO) para a caridade".
Originariamente foram traçados planos para que três tipos de entidades pudessem se manifestar através de seus "médiuns" nas reuniões Umbandistas. Foram elas :
1) Crianças - Espíritos que teriam vivido e desencarnado nesta condição (EGUNS portanto) e que através de brincadeiras pudessem realizar trabalhos que trouxessem alegria, que despertassem o lado criança de todo ser humano - o lado puro (lembra-se do "Deixai vir a mim as crianças...?").
2) Caboclos - Espíritos que teriam vivido ou não na condição de índios (portanto EGUNS) nos primórdios da civilização(?) imposta pelos portugueses. Essa caracterização coincide com a segunda fase do crescimento do ser humano encarnado, quando ele deixa a infância, atinge a adolescência e se torna um adulto. Nessa fase, o vigor, o destemor e até mesmo uma certa destemperança são comuns.
3) Pretos Velhos - Espíritos (EGUNS) que teriam vivido ou não na condição de escravos negros, também nos primórdios da tal "civilização" imposta. A caracterização revela a terceira fase da vida do ser humano na terra - a idade madura, que neste caso revelaria também um dos principais atributos
que o homem deveria estar lutando por alcançar : a sabedoria.
A sabedoria daqueles que muito viveram e por isto, muito têm a ensinar.
Observemos que no caso dos espíritos que se apresentam como crianças, não há alusão à raça ou cor (na verdade em se tratando de espíritos esta distinção realmente não existe), mas no caso de caboclos (índios) e pretos velhos (negros), as caracterizações envolvem distin-ção de raça. Por que isso ?
Na verdade, a Umbanda verdadeira nasceu entre os humildes, e os planos de seus organizadores, visava a homenagear essas duas raças ou grupos étnicos que foram e são até hoje tão discriminadas sofrendo tantas perseguições. Uma forma também de mostrar ao "civilizados brancos" que, fossem índios, pretos, amarelos, verdes ou de qualquer outro tipo, todos, indiscriminadamente, eram e são seres da criação, e portanto, após o desencarne, as classes sociais, as cores de pele e o possível poderio econômico deixam de existir, e as lições que o espírito tem de aprender estão muito mais relacionadas ao amor, ao desprendimento e à sabedoria.
O que um bom vidente poderá enxergar (se lhe for permitido), é que não raramente, sentado ali no toco, com ares de um humilde velhinho, não está apenas um ex-escravo, mas certamente um grande sábio (preto, branco, marrom etc.) exercitando uma característica que somente os iluminados alcançaram em sua plenitude : a humildade.
Mas aí você pensa: "Por que então toda essa palhaçada ?"
Preste atenção !
Quando o Comando Superior (nome que daremos temporariamente ao Conselho Espiritual que estabeleceu as normas da Umbanda) decidiu por essas caracterizações, visava :
a) Representar as três fases por que passa o ser encarnado durante sua estada na matéria.
b) Demonstrar que crianças não fazem distinção de cor, raça ou qualquer outra, superestimando umas e subestimando outras. São espíritos desprovidos de discriminações, por serem os mais puros, (ingênuos) ou mesmo porque esqueceram-se deste preconceito daninho por ocasião da reencarnação (Graças a Deus).
c) Mostrar àqueles (dentre os quais eu mesmo) que hoje se "vestem" com uma matéria de cor clara, que mesmo perseguidos, expulsos de sua terras e escravizados, índios e negros também são seres da criação e como tal devem ser respeitados porque todos, mesmo os menos civilizados (no entender dos brancos), têm muito para aprender e ensinar.
d) Mostrar que por ser a UMBANDA um movimento espiritual brasileiro, envolveu em suas caracterizações grupos étnicos que passaram por grandes sofrimentos aqui nessas terras.
e) Mostrar que o homem evolui verdadeiramente quando vivencia em todo o seu potencial, cada uma das três etapas de sua vida e chega à idade madura dono de seus pensamentos e atos, conseguindo alcançar a verdadeira sabedoria, o que envolve muito aprendizado e prática do autocontrole, pois na medida em que vai aprendendo o significado de sua existência, consegue olhar o mundo como expectador. E aí..!
f) Permitir a manifestação de entidades familiares e/ou até mesmo grandes personalidades (no caso de serem suficientemente humildes para se apresentarem na "roupagem fluídica" de um Caboclo ou Preto Velho) quando encarnados, sem que isso traga para os médiuns e possíveis assistentes alguma perturbação emotiva.
Na verdade, essas formas de se apresentarem algumas entidades na Linha de Umbanda, visam muito mais a proteger os encarnados das perturbações emotivas que seriam provocadas nas situações em que por exemplo o médium ou assistente descobre que uma entidade que está se apresentando em um determinado Terreiro é um parente próximo seu, ou mesmo a vaidade que brota na maioria dos médiuns quando a entidade incorporante se apresenta como alguém que teve na terra uma posição de destaque ou fama (um grande pintor ou músico, reis ou princesas, por exemplo).
Por parte da entidade que se manifesta, a obrigatoriedade da caracterização faz com que o espírito seja forçado a não revelar uma situação que viveu como encarnado, tenha ela sido boa ou ruim. Não importa o que ou quem foi. O que importa é a mensagem que traz, o trabalho que vem realizar em benefício de outrem e de sua própria evolução.
Em minhas peregrinações pelos mais diversos terreiros de Umbanda e até "Umbandomblé", tive a oportunidade de presenciar curas "milagrosas" efetuadas por caboclos, pretos velhos e exús (há inclusive alguns bons livros que descrevem vários tipos de trabalhos realizados nesse sentido) sem que nenhum deles tivesse se identificado como Dr. "esse" ou "aquele". Seguindo a linha da HUMILDADE exigida pela Umbanda, todos se apresentaram de acordo com as características que adotaram desde o início de seus trabalhos. Até porque, se esses espíritos se apresentassem como Dr. ‘esse" ou "aquele", estariam se referindo a condições que tinham quando encarnados (na melhor das hipóteses), o que fatalmente demonstraria o quanto ainda estão apegados ao mundo material e às distinções sociais que ele impõe.
Raciocine comigo : De que valem os títulos obtidos na terra após o desenlace ? Aliás, quais serão os reais valores de certos títulos auferidos a tantas e tantas pessoas que já passaram e que ainda estão por aqui ? Será que um Doutor será mais bem visto aos olhos de Deus do que aquele que não conseguiu sequer aprender a ler ? Haveria justiça Divina caso isso fosse verdade ? Ou será que essa distinção só é válida aqui no Plano Terra onde os valores estão proporcionalmente ligados à situação financeira e/ou social de cada um ?
Raciocinou ?
Vamos reforçar seu raciocínio !
Se títulos e posição social fossem valores espirituais levados em conta pelo Criador, o próprio Jesus, considerado até mesmo Deus por muitos, deveria ter nascido em berço de ouro ou ter almejado durante sua breve estada na matéria, pelo menos algum cargo político de realce, não acha? E foi isso que se deu? Foi isso o que ele pregou?
Neste ponto eu torno a lembrar que, se você ainda está arraigado a conceitos e preconceitos, medos etc, não é bom que leia este BLOG, pois vamos abordar assuntos realmente polêmicos à luz da lógica e não de ERÓS ou DOGMAS. Nossa idéia é realmente tentar explicar esses "segredos" velados à luz pela ignorância e medo.
Importante é sabermos que :
a) Umbanda não é culto Afro - é BRASILEIRO!.
b) A Umbanda sofreu várias modificações, tanto em seus objetivos como em sua práticas e rituais quando se mesclou e absorveu dos cultos Afro, do Catolicismo e até de filosofias orientais, certos parâmetros e conceitos básicos, a ponto de hoje entrarmos em certos terreiros ditos como de Umbanda e vermos lá os já conhecidos sacrifícios de animais e coisas equivalentes.
c) Umbanda foi o nome com que o Caboclo das Sete Encruzilhadas batizou o movimento espirítico criado por ele com regras básicas de trabalho, cujo objetivo principal seria o da "manifestação de espíritos (EGUNS NO DIZER DOS CULTOS AFRO) para a caridade".
Originariamente foram traçados planos para que três tipos de entidades pudessem se manifestar através de seus "médiuns" nas reuniões Umbandistas. Foram elas :
1) Crianças - Espíritos que teriam vivido e desencarnado nesta condição (EGUNS portanto) e que através de brincadeiras pudessem realizar trabalhos que trouxessem alegria, que despertassem o lado criança de todo ser humano - o lado puro (lembra-se do "Deixai vir a mim as crianças...?").
2) Caboclos - Espíritos que teriam vivido ou não na condição de índios (portanto EGUNS) nos primórdios da civilização(?) imposta pelos portugueses. Essa caracterização coincide com a segunda fase do crescimento do ser humano encarnado, quando ele deixa a infância, atinge a adolescência e se torna um adulto. Nessa fase, o vigor, o destemor e até mesmo uma certa destemperança são comuns.
3) Pretos Velhos - Espíritos (EGUNS) que teriam vivido ou não na condição de escravos negros, também nos primórdios da tal "civilização" imposta. A caracterização revela a terceira fase da vida do ser humano na terra - a idade madura, que neste caso revelaria também um dos principais atributos
que o homem deveria estar lutando por alcançar : a sabedoria.
A sabedoria daqueles que muito viveram e por isto, muito têm a ensinar.
Observemos que no caso dos espíritos que se apresentam como crianças, não há alusão à raça ou cor (na verdade em se tratando de espíritos esta distinção realmente não existe), mas no caso de caboclos (índios) e pretos velhos (negros), as caracterizações envolvem distin-ção de raça. Por que isso ?
Na verdade, a Umbanda verdadeira nasceu entre os humildes, e os planos de seus organizadores, visava a homenagear essas duas raças ou grupos étnicos que foram e são até hoje tão discriminadas sofrendo tantas perseguições. Uma forma também de mostrar ao "civilizados brancos" que, fossem índios, pretos, amarelos, verdes ou de qualquer outro tipo, todos, indiscriminadamente, eram e são seres da criação, e portanto, após o desencarne, as classes sociais, as cores de pele e o possível poderio econômico deixam de existir, e as lições que o espírito tem de aprender estão muito mais relacionadas ao amor, ao desprendimento e à sabedoria.
O que um bom vidente poderá enxergar (se lhe for permitido), é que não raramente, sentado ali no toco, com ares de um humilde velhinho, não está apenas um ex-escravo, mas certamente um grande sábio (preto, branco, marrom etc.) exercitando uma característica que somente os iluminados alcançaram em sua plenitude : a humildade.
Mas aí você pensa: "Por que então toda essa palhaçada ?"
Preste atenção !
Quando o Comando Superior (nome que daremos temporariamente ao Conselho Espiritual que estabeleceu as normas da Umbanda) decidiu por essas caracterizações, visava :
a) Representar as três fases por que passa o ser encarnado durante sua estada na matéria.
b) Demonstrar que crianças não fazem distinção de cor, raça ou qualquer outra, superestimando umas e subestimando outras. São espíritos desprovidos de discriminações, por serem os mais puros, (ingênuos) ou mesmo porque esqueceram-se deste preconceito daninho por ocasião da reencarnação (Graças a Deus).
c) Mostrar àqueles (dentre os quais eu mesmo) que hoje se "vestem" com uma matéria de cor clara, que mesmo perseguidos, expulsos de sua terras e escravizados, índios e negros também são seres da criação e como tal devem ser respeitados porque todos, mesmo os menos civilizados (no entender dos brancos), têm muito para aprender e ensinar.
d) Mostrar que por ser a UMBANDA um movimento espiritual brasileiro, envolveu em suas caracterizações grupos étnicos que passaram por grandes sofrimentos aqui nessas terras.
e) Mostrar que o homem evolui verdadeiramente quando vivencia em todo o seu potencial, cada uma das três etapas de sua vida e chega à idade madura dono de seus pensamentos e atos, conseguindo alcançar a verdadeira sabedoria, o que envolve muito aprendizado e prática do autocontrole, pois na medida em que vai aprendendo o significado de sua existência, consegue olhar o mundo como expectador. E aí..!
f) Permitir a manifestação de entidades familiares e/ou até mesmo grandes personalidades (no caso de serem suficientemente humildes para se apresentarem na "roupagem fluídica" de um Caboclo ou Preto Velho) quando encarnados, sem que isso traga para os médiuns e possíveis assistentes alguma perturbação emotiva.
Na verdade, essas formas de se apresentarem algumas entidades na Linha de Umbanda, visam muito mais a proteger os encarnados das perturbações emotivas que seriam provocadas nas situações em que por exemplo o médium ou assistente descobre que uma entidade que está se apresentando em um determinado Terreiro é um parente próximo seu, ou mesmo a vaidade que brota na maioria dos médiuns quando a entidade incorporante se apresenta como alguém que teve na terra uma posição de destaque ou fama (um grande pintor ou músico, reis ou princesas, por exemplo).
Por parte da entidade que se manifesta, a obrigatoriedade da caracterização faz com que o espírito seja forçado a não revelar uma situação que viveu como encarnado, tenha ela sido boa ou ruim. Não importa o que ou quem foi. O que importa é a mensagem que traz, o trabalho que vem realizar em benefício de outrem e de sua própria evolução.
Em minhas peregrinações pelos mais diversos terreiros de Umbanda e até "Umbandomblé", tive a oportunidade de presenciar curas "milagrosas" efetuadas por caboclos, pretos velhos e exús (há inclusive alguns bons livros que descrevem vários tipos de trabalhos realizados nesse sentido) sem que nenhum deles tivesse se identificado como Dr. "esse" ou "aquele". Seguindo a linha da HUMILDADE exigida pela Umbanda, todos se apresentaram de acordo com as características que adotaram desde o início de seus trabalhos. Até porque, se esses espíritos se apresentassem como Dr. ‘esse" ou "aquele", estariam se referindo a condições que tinham quando encarnados (na melhor das hipóteses), o que fatalmente demonstraria o quanto ainda estão apegados ao mundo material e às distinções sociais que ele impõe.
Raciocine comigo : De que valem os títulos obtidos na terra após o desenlace ? Aliás, quais serão os reais valores de certos títulos auferidos a tantas e tantas pessoas que já passaram e que ainda estão por aqui ? Será que um Doutor será mais bem visto aos olhos de Deus do que aquele que não conseguiu sequer aprender a ler ? Haveria justiça Divina caso isso fosse verdade ? Ou será que essa distinção só é válida aqui no Plano Terra onde os valores estão proporcionalmente ligados à situação financeira e/ou social de cada um ?
Raciocinou ?
Vamos reforçar seu raciocínio !
Se títulos e posição social fossem valores espirituais levados em conta pelo Criador, o próprio Jesus, considerado até mesmo Deus por muitos, deveria ter nascido em berço de ouro ou ter almejado durante sua breve estada na matéria, pelo menos algum cargo político de realce, não acha? E foi isso que se deu? Foi isso o que ele pregou?
Neste ponto eu torno a lembrar que, se você ainda está arraigado a conceitos e preconceitos, medos etc, não é bom que leia este BLOG, pois vamos abordar assuntos realmente polêmicos à luz da lógica e não de ERÓS ou DOGMAS. Nossa idéia é realmente tentar explicar esses "segredos" velados à luz pela ignorância e medo.
A Stricto sensu, o catimbó não pode ser considerado uma religião, uma vez que não reúne em sua estrutura elementos doutrinários próprios, como dogmas ou liturgias. Assim, concebe-se o catimbó como um culto, um sistema mágico calcado sobre os preceitos do catolicismo popular. Nas sessões, cultuam-se os santos católicos, a Virgem Maria e Jesus Cristo, bem como as ervas sagradas e a árvore da Jurema, onde se apoia toda a organização do catimbó.
A Jurema (Mimosa hostilis), nativa do agreste e sertão nordestinos, é um arbusto Fabáceo, do qual se fabrica uma bebida psicoativa de mesmo nome. Tal bebida, também conhecida como Vinho da Jurema, é composto por uma variedade de ervas, ao qual se adiciona cachaça ou vinho branco. A ingestão da Jurema, em conjunto com os toques, as cantigas rituais do catimbó, provoca um estado de transe profundo, interpretado pelos Catimbozeiros, como a incorporação dos Mestres da Jurema. Estas entidades espirituais, que supostamente habitariam o Mundo Encantado ou Juremá, teriam sido adeptos do catimbó que, ao morrerem, se "encantaram", ou seja, foram milagrosamente transportados a este estamento espiritual, de onde poderiam atender os vivos pela realização de curas e aconselhamento, desde que para tal fossem requeridos através da incorporação.
Índice[esconder] |
[editar] Conceito
[editar] Etimologia
A origem do termo catimbó é controversa, embora a maior parte dos pesquisadores afirme que deriva da língua tupi antiga, onde caa significa floresta e timbó refere-se a uma espécie de torpor que se assemelha à morte. Desta forma, catimbó seria a floresta que conduz ao torpor, numa clara referência ao estado de transe ocasionado pela ingestão do vinho da jurema, em sua diversidade de ervas. Outras teorias, porém, relacionam o vocábulo com a expressão cat, fogo, e imbó, árvore, neste mesmo idioma. Assim, fogo na árvore ou árvore que queima relataria a sensação de queimor momentâneo que o consumo da Jurema ocasiona. Em diversos estados do nordeste brasileiro, onde os rituais de catimbó são associados unicamente à prática de magia negra, a palavra ganha um significado pejorativo, podendo englobar qualquer atividade mágica realizada no intuito de prejudicar outrem.[editar] Terminologia
O termo catimbozeiro é usado para designar os adeptos do catimbó, embora, ofensivamente, também possa referir-se a qualquer praticante de magia negra, Candomblé ou Quimbanda. O vocábulo Juremeiro, também pode, embora erroneamente, referir-se aos praticantes de catimbó; entretanto, em linhas gerais, o tratamento é destinado ao indivíduo que, além do culto a Jurema, é devoto dos orixás do panteão africano, integrando, assim, a nação Xambá ou Xangô. Ademais, diversos credos distintos fazem uso dos efeitos psicóticos da Jurema, embora nenhum deles possa, de fato, ser considerados Catimbó.[editar] Origem do culto
O culto à árvore da Jurema remonta a tempos imemoriais, anteriores, inclusive à colonização portuguesa na América. A altura, diversas tribos indígenas da atual Região Nordeste do Brasil, reverenciavam a Jurema por suas propriedades psicoativas, inserido-a em diversos ritos de comunicação com as divindades de seu panteão através do transe, alguns dos quais ainda preservados pelas comunidades da região. O Toré, uma forma específica de culto à Jurema, é, por vezes a única forma de identificação cultural remanescente entre os ameríndios do Nordeste.Esta variedade de cultos, entretanto, foi severamente reduzida por ocasião do contato europeu, de forma que a tradição da Jurema sagrada teve de ser adaptada aos preceitos católicos, devido à forte repressão colona aos cultos considerados pagãos. Assim, o vasto panteão aborígene foi gradualmente suprimido, sendo adotado, nos rituais da população cabocla, as mesmas deidades do catolicismo tradicional. O culto aos antepassados, porém, por sua grande influência, foi mantido e, ademais, adaptado à realidade dos Mestres da Jurema.
[editar] Entidades espirituais
O Catimbó, assim como a maior parte das religiões xamânicas, é considerado um culto de transe e possessão, no qual as entidades, conhecidas como Mestres, se apoderariam do corpo do Catimbozeiro e, momentameamente, tomariam todos os domínios básicos do organismo. Entretanto, diferentemente do que ocorre na Umbanda, onde os espíritos se organizam em direita e esquerda conforme a natureza positiva ou negativa que possuam, os Mestres são relativamente neutros, podendo operar tanto boas quanto más ações. Tais Mestres seriam figuras ilustres do Catimbó, que, quando vivos, teriam realizado diversos atos de caridade por intermédio do uso de ervas e propriedades xamânicas, de modo que por ventura de sua morte, teriam sido transportados a uma das Cidades místicas do Juremá, localizada nas imediações de um arbusto de Jurema plantado pelo Mestre anteriormente a seu falecimento.[editar] Caboclos da Jurema
Subordinados aos mestres, encontram-se as entidades conhecidas como Caboclos da Jurema. Esta forma de espírito ancestral, representa os pajés e guerreiros indígenas falecidos, envidados ao Mundo Encantado de forma a auxiliarem os Mestres na realização de boas obras. Os Caboclos são sempre invocados no início do culto, antes mesmo da incorporação seus superiores. Estes seres espirituais, seriam os responsáveis pela prescrição de ervas medicinais, banhos e rezas que afastariam o mau-olhado e o infortúnio.[editar] Estrutura do Juremá
O universo espiritual do catimbó segue o mesmo padrão estamental do catolicismo (de onde se origina as crenças de céu, inferno e purgatório bastante difundida entre os Catimbozeiros) diferindo, apenas, pela adição do Juremá, onde habitariam os Mestres da Jurema e seus subordinados. Segundo a crença, o Juremá seria composto de uma profusão de aldeias, cidades e estados, os quais trariam um rígida organização hierárquica, envolvendo todas as entidades Catimbozeiras, tais como caboclos da jurema e encantados, sob o comando de um ou até três Mestres.quarta-feira, 23 de maio de 2012
O SEGREDO DO COQUÉM PARA CADA ORIXÁ
SEGUNDO UMA HISTÓRIA MUITO ANTIGA SE DIZ QUE A
COQUÉM TEM UM SEGREDO EM SUA CABEÇA ONDE É FEITO O ADOXO DE ALGUNS YAÔS EM UMA DETERMINADA NAÇÃO DE CANDOMBLÉ , SUA CRISTA QUE É INDENTICO AO ADOXO DO YAÔ É PREDOMINANTIMENTE DADO COMO A VIDA DO INICIADO ,SUAS PENAS E SEUS PÉS ,COMO TODOS OS SETE PARTES DESTE ANIMAIL SAGRADO , EXISTE UMA PARTE MÁGICA DE GRANDE IMPORTANCIA NA VIDA DE QUALQUER PESSOA DO SANTO ORIXÁ .
VEJA ABAIXO A FIGURA
*VIBRAÇÃO DE OURY*
A VIBRAÇÃO DE ORI ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE ENTRE O ORIXÁ QUE REGE O FILHO DE SANTO INICIADO E A SUA VIDA NA TERRA SEU TEMPO DE DURAÇAÕ E SUA IDA PARA OUTRO TEMPO DE LIGAÇÃO ESPÍRITUAL,É A PARTE MAIS SENSIVEL DO ANIMAL COM TAMBÉM DOS FILHOS DOS SANTOS ORIXÁS . A CRISTA DESSE ANIMAL É TÃO PODEROSO QUE QUÉM TEM ELE EM SEU OURY É MUITO INTELIGENTE POR SINAL ,MAS SÃO MUITO SENCIVEIS NO RELACIONAMENTO AMOROSO .
*SONORO
O SONORO É UMA PARTE DA AVE QUE REGE A GRAVE DA ETONAÇÃO DE UMA PESSOA EM SENTIDO VOCAL COMO TAMBÉM NA COMUNICAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS ,DO MODO ENTENDER COMO TAMBÉM EXPLICAR CLARAMENTE O QUE QUER DE FATO É A PARTE DA DESIBINIÇÃO .
* TEMPO DE VIDA
A PARTE TEMPO DE VIDA JA SE PENSA QUE É TRATADO DA VIDA SEM DÚVIDA, MAS NÃO É ! O TEMPO DE VIDA ESTÁ LIGADO A O TEMPO DE UM YAÔ OU EGBOME EBOME , É RELETADO QUE JAMAIS UM FILHO DE SANTO QUE RECEBE UM ANIMAL DESTE TIPO NO OURY JAMAIS -O PODERAR COMELO EM QUANTO VIVER NESTA TERRA ,TAMBÉM NUNCA PODERAR OU CRIA-LO EM CASA COMO UM ANIMAIS DOMESTICO É DE GRANDE RISCO ...
* PELAPÔ
O PELAPÔ SIGNIFICA RETIRADA DAS PENAS OU NA VERDADE ENVELHECIMENTO POIS QUNTO MAIS O INICIADO FOR COBERTO COM AS PENAS DESTE ANIMAL SUA VIDA E JUVENTUDE SERÁ MAIS PROLONGADA .
* DESTINO
A PARTE DESTINO DIZ SER OS CAMINHOS BONS E OS RUINS DA VIDA AS DUAS PARTES SEMPRE DEVERAM SER OFERECIDAS COM DISTÂNCIA UMA DA OUTRA POIS O BEM EO MAL ...OU SEJA O POSITIVO E NEGATIVO NÃO SE JUNTAM JAMAIS ,MAIS FORMAM UM PAR PERFEITO PARA A SOBRVIVÊNCIA DO INICIADO OU SER SER.
AS PARTE SEPARADAS
NA FIGURA ACIMA NÃO FORAM MOSTRADAS AS PARTES VISÃO E COR, POIS ESTE SEGREDO NÃO PODERAR SER REVELADO APENAS RELATADO .
* VISÃO
É A PARTE DO OLHO DO ANIMAL ,NESTE CASO NÃO ACRECENTAREMOS O CONTEÚDO.
* COR*
ESTA PARTE SÃO AS BOLINHAS QUE O ANIMAL TEM EM SEU CORPO , QUE SÃO SEMENHANTES A PINTURA DE UM YAÔ , MAS NÃO PODEMOS ACRESCENTAR DE FATO O SIGNIFICADO DELAS .
DIZ UMA LENDA QUE AS BOLINHAS DESTE ANIMAL SERIA A QUANTIDADE DE PESSOAS EXISTENTE NA FACE DA TERRA ,POIS É INFINITAMENTE. QUANDO CAI UMA PENA COM UMA QUANTIDADE DE BOLINHAS ,NASCE OUTRO COM O DOBRO DELAS POR ISSO A LENDA SE FAZ UM POUCO DE VERDADE .![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWQq1r-sdxqZH4qOI9CbAi_9ougpFnvh7TuIEAC_ytIRncSihTC_fBmMV_YK6JhMmmOp0EycZhINj8Pbok7Uv-77jDo7jokWYHOwjeM34FpN4YqfmrPWkqPVqAkv-aM0CLsPthF3NyqlQ/s1600/imagesCAUTWDVK.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWQq1r-sdxqZH4qOI9CbAi_9ougpFnvh7TuIEAC_ytIRncSihTC_fBmMV_YK6JhMmmOp0EycZhINj8Pbok7Uv-77jDo7jokWYHOwjeM34FpN4YqfmrPWkqPVqAkv-aM0CLsPthF3NyqlQ/s1600/imagesCAUTWDVK.jpg)
ESTE ANIMAL É TÃO BEM VISTO QUE HOJE EM DIA É SUBLIME TER ALGO COM O DESENHO DESTE PASSÁRO SAGRADO SE TEM EM DIVERSAS PESAS DE ARTESANATO ATÉ OS MAIS CHICS.
CONTINUA......
segunda-feira, 21 de maio de 2012
domingo, 20 de maio de 2012
quinta-feira, 17 de maio de 2012
* PREPARANDO UM NOVO BABALÔRIXÁ OU YALÔRIXÁ *
EM PRIMEIRO PASSO O IFÁ DEVERAR SER CONSULTADO , PARA SE SABER OS ORIXÁS DE COROA DO FUTURO SACERDOTE, QUE DURANTE SUA INICIAÇÃO DEVERAR SER CHAMADO DE YAÔ.
O PROMEIRO PASSO DO YAÔ É SENTÁ NO AYTÉ PARA FAZER BORY,É QUANDO O FILHO DE SANTO DÁ DE COMIDA A SEU OURY ( CABEÇA ) PELA PRIMEIRA VEZ
É O MOMENTO ÚNICO E SAGRADO, É O COMEÇO DE UMA GRANDE CAMINHADA
NA VIDA DO SANTO , COMO FILHO DE SEU ORIXÁ . NESTE AYTÉ DEVERAR TER DE UM TUDO UM POUCO ,BEBIDAS,FRUTAS,CEMENTES,
CEREAIS,QUEIJOS,CARNES,PEIXE,FLORES,PÃO,
BOLO,DOCES,ALGUMAS COMIDAS DE SANTO PREPARADAS PARA A OCASIÃO,OS ANIMAIS DO AYTÉ ,POMBOS( YLÉS) GALINHA DANGOLA TODOS BRANCOS POIS O NOSSO OURY É INTEIRAMENTE
BRANCO.ENTRE TODOS ESSE MATERIAL
NÃO PODERÁ FALTAR AS VELAS DO TAMANHO DA PERNA DE QUEM SENTA NO AYTÉ,POIS ELAS DEVERÃO QUEIMAR
PELO MENOS 24 HORAS OU A METADE DISSO.
TODO BORY É DEMORADO E O PRIMEIRO
DEMORARÁ BASTENTE ,POIS O PROCESSO DE PREPARO DO OURY DO FILHO REQUER
MUITOS CUIDADOS QUE NÃO PODERAR HAVER ERRO ALGUM .
O OURY DEVE SER ESFRIADO COM UM AMACI ,PREPARADO COM AS FOLHAS COLHIDAS PARA ESTE FIM ,SÓ O PAI DE SANTO E PADRINHOS DEVERAM ,SABER QUANTAS E QUAIS FOLHAS FORAM USADAS PARA PREPARAR ESTE OURY ( CABEÇA ) DO FILHO DE SANTO FUTURO YAÔ.
AS MÃOS E OS PÉS DO FILHO DEVERAM SER LAVADOS COM AMACI TAMBÉM, POIS NÃO SÓ A CABEÇA COMO TODO O CORPO SERAM FORTIFICADOS NO BORY,LEMBRANDO QUE TODA A CERIMÔNIA SÓ SERÁ ASSISTIDA PELOS FILHOS DO TERREIRO, OU ROÇA DE SANTO INTERNAMENTE , DENTRO DOS PRECEITOS EXIGIDOS DE CADA ORIXÁ DE CADA FILHO.
O FILHO É SENTADO NO AYTÉ PARA RECEBER ,SUA PRIMEIRA CONSSAGRAÇÃO NO AYÉ...
O OBORIZADO SENTADO NO AYTÉ ,PRONTO PARA RECEBER O ALIMENTO.
DEPOIS DAS EMOLAÇÕES NO OURY E NO CORPO DO FILHO,SERÁ FEITO AS CERIMONIAS DE ALIMENTAÇÃO, DO OURY ATÉ O PÉ DO OBORYZADO.........
AQUI O NOVIÇO JÁ RECEBEU O SANGUE VERDE DE OSSÃE...
O FIFLHO OBORIZADO RECEBERÁ TUDO QUE FOR DE DIREITO PARA O OURI DE SEU ORIXÁ,O FIFLHO DEVERAR SER ALIMENTADO EM TRANSE E FORA DO TRANSE ,SE SABE QUE O ALIMENTO EM TRANSE É DIRECIONADO AO ORIXÁ RESPONSSÁVEL PELA NUTRIÇÃO DE SUA MÉDULA NESTE CASO AQUI! NÃO PODEMOS REVELAR ESTE PONTO DE MUITISSIMA IMPORTÂNCIA PARA O NOVO OBORIZADO...
*TODO O TRABALHO DO BORY DEVERERÁ SER CONSSAGRADO POR OXALÁ ,ELE É O RESPONSSÁVEL
DE COBRIR TODO O FILHO DURANTE OS SETE ANOS DE APRENDIZADOS ABERTOS E FECHADOS DO YAÔ.BORY FEITO RECEBERÁ SEU PRIMEIRO FIO DE CONTAS , QUE DEVERAR TER AS CORES DE SEU ORIXÁ ,SUAS CURAS SE FOR O CASO,E SEU AKODIDÉ.SERÁ FEITO A CONSAGRAÇÃO DE FOLHAS EM NOME DE OSSÃE ,E RECOLHIDO O ORIOCAM DO OURY, PARA O OURY SER COBERTO E O NOVIÇO RECOLHIDO AO RONKÓ ONDE O SEGUNDO PASSO SERÁ INTERNAMENTE E FEITO EM ABSOLUTO SEGREDO ,ONDE NÃO SERÁ REVELADO SENDO DIREITO E PROTEÇÃO DE CADA INICIADO, SÓ SEU PAI OU MÃE DE SANTO RESPONSSAVEIS E IRMÃO COM FEITURA JA PRONTA PODERÁ ASSISTIR ESTE PROCESSO BASTANTE SIGILOSO...
OURY COBERTO ,O INICIADO DEVERÁ SER ENTREGUE AOS CUIDADOS DAS YABÁS RESPONSSAVEIS POR SUA CRIA ...
O NOVIÇO É CONDUZIDO AO RONKÓ PARA DESCANSAR ,SERÁ PREPARADO PELAS YABAS PARA O SEGUNDO DIA DE OBRIGAÇÕES E JURAMNETO.
CONTINUA...........................................
EM PRIMEIRO PASSO O IFÁ DEVERAR SER CONSULTADO , PARA SE SABER OS ORIXÁS DE COROA DO FUTURO SACERDOTE, QUE DURANTE SUA INICIAÇÃO DEVERAR SER CHAMADO DE YAÔ.
O PROMEIRO PASSO DO YAÔ É SENTÁ NO AYTÉ PARA FAZER BORY,É QUANDO O FILHO DE SANTO DÁ DE COMIDA A SEU OURY ( CABEÇA ) PELA PRIMEIRA VEZ
É O MOMENTO ÚNICO E SAGRADO, É O COMEÇO DE UMA GRANDE CAMINHADA
NA VIDA DO SANTO , COMO FILHO DE SEU ORIXÁ . NESTE AYTÉ DEVERAR TER DE UM TUDO UM POUCO ,BEBIDAS,FRUTAS,CEMENTES,
CEREAIS,QUEIJOS,CARNES,PEIXE,FLORES,PÃO,
BOLO,DOCES,ALGUMAS COMIDAS DE SANTO PREPARADAS PARA A OCASIÃO,OS ANIMAIS DO AYTÉ ,POMBOS( YLÉS) GALINHA DANGOLA TODOS BRANCOS POIS O NOSSO OURY É INTEIRAMENTE
BRANCO.ENTRE TODOS ESSE MATERIAL
NÃO PODERÁ FALTAR AS VELAS DO TAMANHO DA PERNA DE QUEM SENTA NO AYTÉ,POIS ELAS DEVERÃO QUEIMAR
PELO MENOS 24 HORAS OU A METADE DISSO.
TODO BORY É DEMORADO E O PRIMEIRO
DEMORARÁ BASTENTE ,POIS O PROCESSO DE PREPARO DO OURY DO FILHO REQUER
MUITOS CUIDADOS QUE NÃO PODERAR HAVER ERRO ALGUM .
O OURY DEVE SER ESFRIADO COM UM AMACI ,PREPARADO COM AS FOLHAS COLHIDAS PARA ESTE FIM ,SÓ O PAI DE SANTO E PADRINHOS DEVERAM ,SABER QUANTAS E QUAIS FOLHAS FORAM USADAS PARA PREPARAR ESTE OURY ( CABEÇA ) DO FILHO DE SANTO FUTURO YAÔ.
AS MÃOS E OS PÉS DO FILHO DEVERAM SER LAVADOS COM AMACI TAMBÉM, POIS NÃO SÓ A CABEÇA COMO TODO O CORPO SERAM FORTIFICADOS NO BORY,LEMBRANDO QUE TODA A CERIMÔNIA SÓ SERÁ ASSISTIDA PELOS FILHOS DO TERREIRO, OU ROÇA DE SANTO INTERNAMENTE , DENTRO DOS PRECEITOS EXIGIDOS DE CADA ORIXÁ DE CADA FILHO.
O FILHO É SENTADO NO AYTÉ PARA RECEBER ,SUA PRIMEIRA CONSSAGRAÇÃO NO AYÉ...
O OBORIZADO SENTADO NO AYTÉ ,PRONTO PARA RECEBER O ALIMENTO.
DEPOIS DAS EMOLAÇÕES NO OURY E NO CORPO DO FILHO,SERÁ FEITO AS CERIMONIAS DE ALIMENTAÇÃO, DO OURY ATÉ O PÉ DO OBORYZADO.........
AQUI O NOVIÇO JÁ RECEBEU O SANGUE VERDE DE OSSÃE...
O FIFLHO OBORIZADO RECEBERÁ TUDO QUE FOR DE DIREITO PARA O OURI DE SEU ORIXÁ,O FIFLHO DEVERAR SER ALIMENTADO EM TRANSE E FORA DO TRANSE ,SE SABE QUE O ALIMENTO EM TRANSE É DIRECIONADO AO ORIXÁ RESPONSSÁVEL PELA NUTRIÇÃO DE SUA MÉDULA NESTE CASO AQUI! NÃO PODEMOS REVELAR ESTE PONTO DE MUITISSIMA IMPORTÂNCIA PARA O NOVO OBORIZADO...
*TODO O TRABALHO DO BORY DEVERERÁ SER CONSSAGRADO POR OXALÁ ,ELE É O RESPONSSÁVEL
DE COBRIR TODO O FILHO DURANTE OS SETE ANOS DE APRENDIZADOS ABERTOS E FECHADOS DO YAÔ.BORY FEITO RECEBERÁ SEU PRIMEIRO FIO DE CONTAS , QUE DEVERAR TER AS CORES DE SEU ORIXÁ ,SUAS CURAS SE FOR O CASO,E SEU AKODIDÉ.SERÁ FEITO A CONSAGRAÇÃO DE FOLHAS EM NOME DE OSSÃE ,E RECOLHIDO O ORIOCAM DO OURY, PARA O OURY SER COBERTO E O NOVIÇO RECOLHIDO AO RONKÓ ONDE O SEGUNDO PASSO SERÁ INTERNAMENTE E FEITO EM ABSOLUTO SEGREDO ,ONDE NÃO SERÁ REVELADO SENDO DIREITO E PROTEÇÃO DE CADA INICIADO, SÓ SEU PAI OU MÃE DE SANTO RESPONSSAVEIS E IRMÃO COM FEITURA JA PRONTA PODERÁ ASSISTIR ESTE PROCESSO BASTANTE SIGILOSO...
OURY COBERTO ,O INICIADO DEVERÁ SER ENTREGUE AOS CUIDADOS DAS YABÁS RESPONSSAVEIS POR SUA CRIA ...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOo2sEQ02sXVfYtj_kvpESwR-sv085eaw2wRo1LkOOQ_U7BMZVwTPG7T5KUnCwJtKwocuRw5JKc6pL-WZMfW7GH-UDZlM7VWgrJSKPvm_-4LBSl6zvE51vy3kPW6qLkxbe9DoNEHZuJqk/s320/Dof%C3%A1+kleyton1521.jpg)
CONTINUA...........................................
sexta-feira, 11 de maio de 2012
ACENTAMENTO DOS EXUS
QUANDO FALAMOS EM ACENTO
PRINCIPALMENTE DE EXU,SABEMOS DA TAREFA DIFICIL QUE É ESSE PROCESSO
QUANDO O EXU JA ESTÁ AMADURECIDO POR NO MINIMO SETE ANOS´, JA É HORA DESTE EXU RECEBER SUAS ENERGIAS DEFINITIVAS .UM EXU EM CARATER DEFINIDO É AQUELE QUE SERÁ RESPONSSAVEL PELO ZELO E BEM ESTAR DO TERREIRO DE ROÇA,DEVERAR ,SER PREPARADO PARA TAL FIM ,TANTO NO AUXILIO DO ORIXÁ PATRONO DA CASA DO AXÉ, COMO PURIFICADOR E MENSSAGEIRO ABSOLUTO DO AXÉ .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWwTELnF9wvbhDOSJp0utrFDIa8hy_-QcM21CMf_IyTBBatMtPj84i9FejBXNq1Fd5k-x2t5DcBKqZ7jhR_X37XLAICv8htU5n74b2ggzqQtpaGkSGej7hT-Uye3U_dUETggxpOCowRY4/s320/297.jpg)
MATERIAL DO ACENTO
O MATERIAL DE UM ACENTO DE EXU ,É COMPOSTO DE DIVERSSOS METAIS TAL ELES COMO: OURO ,PRATA ,BRONZE,ESTANHO,COBRE,ZINCO ,ALUMINIO,
LATÃO,FERRO,NIQUEL,E OUTROS TIPOS DE SANGUE COMO BARRO,AREIA,FOLHAS,ANIMAIS,CANA DE AÇUCAR E OUTROS ELEMENTOS QUE POR SINAL NÃO PODEMOS REVELAR .TODO O PROCESSO DEVERAR SER FEITO. CONTAMOS TAMBÉM COM OS AMACIS RESERVANTES ,APÓS ISTO DEVERAR PASSAR PELA ONDA DE NANÃ, A FAMOSA CERIMONIA DAS VELAS EM RIO CORRENTE OU PANTANO, SE ACEITO POR ELA O EXU ,DEVERAR SER PREPARADO EM BARRO TABATINGA , QUE SERÁ PREPARADA PELOS PÉS DA PESSOA ESCOLHIDA PELO EXU,ONDE DEVERAR PASSAR PELOS PRECEITOS DE RESGUARDE E COMIDA .CONCLUÍDA ESSA PARTE TERÁ AINDA A EMOLAÇÃO ,O RESGUARDO DO EXU ,A CORRIDA DAS FLORES POSITIVAS E NEGADAS E POR FIM A CERIMÔNIA DA TOALHA( OLARIN ) ONDE SERÁ A CONCLUSÃO DE TODO UM TRABALHO DE PREPARO DESTE EXU ONDE,NÃO PODERAR HAVER,FALHAS PROPOSITAIS EM IPÓTESE ALGUMA, É QUANDO DEVE-SE CONSULTAR O IFÁ E A RESPOSTA DEVERAR SER POSITIVA .SENDO ASSIM COMEÇARÁ A FESTA DO EXU BATIZADO COM O NOME EM QUAL FOI PREPARADO....SARAVÁ!!!
CLEITON BARBOSA
QUANDO FALAMOS EM ACENTO
PRINCIPALMENTE DE EXU,SABEMOS DA TAREFA DIFICIL QUE É ESSE PROCESSO
QUANDO O EXU JA ESTÁ AMADURECIDO POR NO MINIMO SETE ANOS´, JA É HORA DESTE EXU RECEBER SUAS ENERGIAS DEFINITIVAS .UM EXU EM CARATER DEFINIDO É AQUELE QUE SERÁ RESPONSSAVEL PELO ZELO E BEM ESTAR DO TERREIRO DE ROÇA,DEVERAR ,SER PREPARADO PARA TAL FIM ,TANTO NO AUXILIO DO ORIXÁ PATRONO DA CASA DO AXÉ, COMO PURIFICADOR E MENSSAGEIRO ABSOLUTO DO AXÉ .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWwTELnF9wvbhDOSJp0utrFDIa8hy_-QcM21CMf_IyTBBatMtPj84i9FejBXNq1Fd5k-x2t5DcBKqZ7jhR_X37XLAICv8htU5n74b2ggzqQtpaGkSGej7hT-Uye3U_dUETggxpOCowRY4/s320/297.jpg)
MATERIAL DO ACENTO
O MATERIAL DE UM ACENTO DE EXU ,É COMPOSTO DE DIVERSSOS METAIS TAL ELES COMO: OURO ,PRATA ,BRONZE,ESTANHO,COBRE,ZINCO ,ALUMINIO,
LATÃO,FERRO,NIQUEL,E OUTROS TIPOS DE SANGUE COMO BARRO,AREIA,FOLHAS,ANIMAIS,CANA DE AÇUCAR E OUTROS ELEMENTOS QUE POR SINAL NÃO PODEMOS REVELAR .TODO O PROCESSO DEVERAR SER FEITO. CONTAMOS TAMBÉM COM OS AMACIS RESERVANTES ,APÓS ISTO DEVERAR PASSAR PELA ONDA DE NANÃ, A FAMOSA CERIMONIA DAS VELAS EM RIO CORRENTE OU PANTANO, SE ACEITO POR ELA O EXU ,DEVERAR SER PREPARADO EM BARRO TABATINGA , QUE SERÁ PREPARADA PELOS PÉS DA PESSOA ESCOLHIDA PELO EXU,ONDE DEVERAR PASSAR PELOS PRECEITOS DE RESGUARDE E COMIDA .CONCLUÍDA ESSA PARTE TERÁ AINDA A EMOLAÇÃO ,O RESGUARDO DO EXU ,A CORRIDA DAS FLORES POSITIVAS E NEGADAS E POR FIM A CERIMÔNIA DA TOALHA( OLARIN ) ONDE SERÁ A CONCLUSÃO DE TODO UM TRABALHO DE PREPARO DESTE EXU ONDE,NÃO PODERAR HAVER,FALHAS PROPOSITAIS EM IPÓTESE ALGUMA, É QUANDO DEVE-SE CONSULTAR O IFÁ E A RESPOSTA DEVERAR SER POSITIVA .SENDO ASSIM COMEÇARÁ A FESTA DO EXU BATIZADO COM O NOME EM QUAL FOI PREPARADO....SARAVÁ!!!
CLEITON BARBOSA
quinta-feira, 10 de maio de 2012
BÚZIOS OU IFÁ
A TRANSMISSÃO ENTRE O ORIXÁ E O HOMEN É SEMPRE ATRAVÉS DO IFÁ,
TUDO QUE SE REFERE AOS FILHOS DE SANTO DE UMA ROÇA
É REVELADO POR ESSE ORACULO DE 16 FALANGES, CHAMADOS DE ODÚNS,
CADA ODUN REPRESENTA UM ORIXÁ OU MAIS DE UM,DEPENDENDO DO CAIMENTO DO IFÁ ,POR ISSO É PRECISO TER MÃO DE IFÁ ,POIS NO IFÁ DEVE-SE TER MUITO ESTUDO ,PARA NÃO ERRAR , O MUNDO DO IFÁ É COMO UMA CABEÇA DO SER HUMANO, SE TEM MUITOS MISTERIOS A SER DESCIFRADOS . CADA CAÍMENTO SE REVELA UM NOVO ORIXÁ. O CAÍMENTO DO IFÁ É FIRMADO PELA MÃO DE QUÉM O JOGA ,ONDE SE DEVERAR SABER AS PALAVRAS SAGRADAS DE BATISMO DOS BÚZIOS COMO TAMBÉM A TABELA DE CONFIRMAÇOES ,SE O BÚZIO É MACHO OU FÊMEA,QUANDO É UMA JOGADA DE ALAFIAS OU DE SINCAS,SEJA ( POSITIVO OU NEGATIVO) ISTO SE REFERE TAMBÉM ENTRE O QUE É BOM E RUIM, E PALAVRAS QUE COMPOEM A INTERPRETAÇAÕ DO IFÁ .
PARA FAZER UMA CONSTRUÇÃO DE UM IFÁ NÃO É SIMPLES ,É RADICALMENTE UM PROCESO BEM DEMORADO ,POIS TODOS OS SEUS ELEMENTOS, REZAS E
ABERTURAS É BEM DOUTRINATORIO ,PRA SE TER UMA IDEIA, TODOS OS BÚZIOS DEVE SER LAVADOS COM ÁGUA DA CHUVA ,COMO TAMBEM A PESSOA QUE VAI OS PREPARA-LOS. NO TERMO IFÁ EXISTE UM GUARDIÃO CHAMADO DE IFÁ, ELE É QUEM DA A MENSSAGEM PRA EXU E ESSE REPASSA PARA OXUM ,ONDE É NOVAMENTE REPASSADA EM INVERSO E TRANSMITIDO PARA O HOMEM. OS BÚZIOS RECEBEM OFERENDA E PASSAM POR UM PERIODO DE RESGUARDE IGUAL A PESSOA QUE O PREPAROU ,SÓ QUE DEPOIS DESTE RITUAL ,ELE É LANÇADO AO CHÃO LIVRE PARA SE SABER SE ELE ESTÁ DANDO O CAIMENTO DOS ODUNS CERTO SEM FALHAS ,TODOS DEVERÃO SER MARCADO E TERAM UM NOME CADA UM ,ENTRE FÊMEAS E MACHOS , AS FALANGES ERÊ E EXUS DEVERAM SER OS MENORES MAS NÃO PODERÃO SER CONFUNDIDOS .É UM PROCESSO DE MAIS OU MENOS 7 ANOS DE PREPARAÇÃO ,CONFIRMAÇÃO,OBRIGAÇÕES,IDENTIFICAÇÃO DE CADA UM DELES ,COMO TAMBÉM A POSIÇÃO DE CADA ODUN DE DIREITA ,ESQUERDA ,HORIZONTAL ,VERTICAL ,CENTRO,E AS CHAMADAS ORIXA´INVERSO .
EXEMPLO: NO ODUN 7 TEMOS YEMANJÁ E OYÁ UM DEVERAR SER SEMPRE O LOCUTOR E O TRANSMISSOR DO RECADO SEU OU DE OUTRO ORIXÁ.
2º EXEMPLO: EXU FALA COM 12345 ODUNS ABERTOS ,MAS SE OXUM FALOU ANTES DELE ELE SÓ FALARÁ COM O ODUN 124 POIS QUANDO OXUM FALA O ODUN DOS ERÊS ABRE QUE É O ODUN 3,MAS SE OXALÁ FALOU NA FRENTE DE EXU E OXUM TEMPO ABRE SEU ODUN QUE É O Nº 1.VEJAMOS QUE NESTE MOMENTO SE PENSSA QUE É COMPLEXO DEMAIS OS IFÁS ,MAS 'O ORIXÁ SÓ FALA PRA QUEM REALMENTE TEM UM POTENCIAL DE ESTUDO MUITO PROLONGADO COM OS ORIXÁS PRA SE TER A CONFIMAÇAÕ DO IFÁ SEM FALHAS .
ESTE IFÁ É UM BÚZIO ABERTO ,FÊMEA,REPRESENTA UMA ALÁFIA E ESTÁ DE FALANGE QUEBRADA ,COM POUCA FORÇA DE TRANSMIÇAÕ DE ENERGIA ,AQUI ELE ESTÁ SIMBOLIZANDO EXU ,TEMPO E ESTÁ EM POSITIVIDADE.
A TRANSMISSÃO ENTRE O ORIXÁ E O HOMEN É SEMPRE ATRAVÉS DO IFÁ,
TUDO QUE SE REFERE AOS FILHOS DE SANTO DE UMA ROÇA
É REVELADO POR ESSE ORACULO DE 16 FALANGES, CHAMADOS DE ODÚNS,
CADA ODUN REPRESENTA UM ORIXÁ OU MAIS DE UM,DEPENDENDO DO CAIMENTO DO IFÁ ,POR ISSO É PRECISO TER MÃO DE IFÁ ,POIS NO IFÁ DEVE-SE TER MUITO ESTUDO ,PARA NÃO ERRAR , O MUNDO DO IFÁ É COMO UMA CABEÇA DO SER HUMANO, SE TEM MUITOS MISTERIOS A SER DESCIFRADOS . CADA CAÍMENTO SE REVELA UM NOVO ORIXÁ. O CAÍMENTO DO IFÁ É FIRMADO PELA MÃO DE QUÉM O JOGA ,ONDE SE DEVERAR SABER AS PALAVRAS SAGRADAS DE BATISMO DOS BÚZIOS COMO TAMBÉM A TABELA DE CONFIRMAÇOES ,SE O BÚZIO É MACHO OU FÊMEA,QUANDO É UMA JOGADA DE ALAFIAS OU DE SINCAS,SEJA ( POSITIVO OU NEGATIVO) ISTO SE REFERE TAMBÉM ENTRE O QUE É BOM E RUIM, E PALAVRAS QUE COMPOEM A INTERPRETAÇAÕ DO IFÁ .
PARA FAZER UMA CONSTRUÇÃO DE UM IFÁ NÃO É SIMPLES ,É RADICALMENTE UM PROCESO BEM DEMORADO ,POIS TODOS OS SEUS ELEMENTOS, REZAS E
ABERTURAS É BEM DOUTRINATORIO ,PRA SE TER UMA IDEIA, TODOS OS BÚZIOS DEVE SER LAVADOS COM ÁGUA DA CHUVA ,COMO TAMBEM A PESSOA QUE VAI OS PREPARA-LOS. NO TERMO IFÁ EXISTE UM GUARDIÃO CHAMADO DE IFÁ, ELE É QUEM DA A MENSSAGEM PRA EXU E ESSE REPASSA PARA OXUM ,ONDE É NOVAMENTE REPASSADA EM INVERSO E TRANSMITIDO PARA O HOMEM. OS BÚZIOS RECEBEM OFERENDA E PASSAM POR UM PERIODO DE RESGUARDE IGUAL A PESSOA QUE O PREPAROU ,SÓ QUE DEPOIS DESTE RITUAL ,ELE É LANÇADO AO CHÃO LIVRE PARA SE SABER SE ELE ESTÁ DANDO O CAIMENTO DOS ODUNS CERTO SEM FALHAS ,TODOS DEVERÃO SER MARCADO E TERAM UM NOME CADA UM ,ENTRE FÊMEAS E MACHOS , AS FALANGES ERÊ E EXUS DEVERAM SER OS MENORES MAS NÃO PODERÃO SER CONFUNDIDOS .É UM PROCESSO DE MAIS OU MENOS 7 ANOS DE PREPARAÇÃO ,CONFIRMAÇÃO,OBRIGAÇÕES,IDENTIFICAÇÃO DE CADA UM DELES ,COMO TAMBÉM A POSIÇÃO DE CADA ODUN DE DIREITA ,ESQUERDA ,HORIZONTAL ,VERTICAL ,CENTRO,E AS CHAMADAS ORIXA´INVERSO .
EXEMPLO: NO ODUN 7 TEMOS YEMANJÁ E OYÁ UM DEVERAR SER SEMPRE O LOCUTOR E O TRANSMISSOR DO RECADO SEU OU DE OUTRO ORIXÁ.
2º EXEMPLO: EXU FALA COM 12345 ODUNS ABERTOS ,MAS SE OXUM FALOU ANTES DELE ELE SÓ FALARÁ COM O ODUN 124 POIS QUANDO OXUM FALA O ODUN DOS ERÊS ABRE QUE É O ODUN 3,MAS SE OXALÁ FALOU NA FRENTE DE EXU E OXUM TEMPO ABRE SEU ODUN QUE É O Nº 1.VEJAMOS QUE NESTE MOMENTO SE PENSSA QUE É COMPLEXO DEMAIS OS IFÁS ,MAS 'O ORIXÁ SÓ FALA PRA QUEM REALMENTE TEM UM POTENCIAL DE ESTUDO MUITO PROLONGADO COM OS ORIXÁS PRA SE TER A CONFIMAÇAÕ DO IFÁ SEM FALHAS .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiH8Di5W8e0ngxCt_JSCDOKaYMcB40TngfzTbftyLoLEgm2s62jvSLekyLBCJNp4MPWLTcRIz5tX6NkyYrPumGLk0dV8mCnwyqPDtLmt0FrCl0DZXgPSQHMUsE8G34DyV_czefTVWMgK84/s1600/Buzio_fechado.jpg)
ESTES CAROÇOS DE DENDÊ REPRESENTA OS IFÁS DOS TÁTAS CHAMADO OPELÉÉ´IFÁ ,SEU CAIMENTO É FEITO MUITO DELICADAMENTE ,E SÓ UMA PESSOA COM MAIS DE 25 ANOS DE SACERDOCIO SABERÁ LER ESTE ORÁCULO,
terça-feira, 8 de maio de 2012
OSSÃE OU OSSANHA
É um orixá de nome nagô ,é o orixá das folha ,tudo que for se fazer neste tempo ,deve-se
a ossãe os segredos do orixá do filho e para ele dar os segredos das folhas do orixá . O mundo de ossãe é muito complexo e toda magia e esência das folhas são altamente sagradas ,por isso existe todo um processo de encantamento ,rezas,fuxicos de orixás e etc ,tudo com muito respeito e simplicidade pois o orixá, só passa o segredo se tiver honestidade de quem faz ,e de quem é o proprio filho do orixá ou de outro .
As folhas do orixá ossãe não pode ser colhidas a noite ,isso não é permitido pelo orixá ,existe uma regra que é inteiramente secreta que varia de terreiro para terreiro.
obs: Existe uma folha que só pode ser pega a nóite ,e ela é um fuxico deste orixá,no Candombé
existe uma exeção para tudo ,e essa é uma de ossãe,pois ela só solta sua seiva neste tempo e se deixar para extraír pela manhã não encontrará pois os passáros se alimentado dela. ossãe é um
orixá que cuida pelas floresta onde se tem a maior quantidade de folhas e raizes cascas e flores e frutos ,onde tudo faz parte do dominio do orixá.
Em algumas nações o canto de um passáro pode ser o grito de ossãe, quando encorporado no terreiro, roça ou barracão de candomblé etc.
*Essa folha aqui é propria de ossãe
mas não podemos dizer seu nome
pois ja está em extição na mata Amazônica real.
É um orixá de nome nagô ,é o orixá das folha ,tudo que for se fazer neste tempo ,deve-se
a ossãe os segredos do orixá do filho e para ele dar os segredos das folhas do orixá . O mundo de ossãe é muito complexo e toda magia e esência das folhas são altamente sagradas ,por isso existe todo um processo de encantamento ,rezas,fuxicos de orixás e etc ,tudo com muito respeito e simplicidade pois o orixá, só passa o segredo se tiver honestidade de quem faz ,e de quem é o proprio filho do orixá ou de outro .
As folhas do orixá ossãe não pode ser colhidas a noite ,isso não é permitido pelo orixá ,existe uma regra que é inteiramente secreta que varia de terreiro para terreiro.
obs: Existe uma folha que só pode ser pega a nóite ,e ela é um fuxico deste orixá,no Candombé
existe uma exeção para tudo ,e essa é uma de ossãe,pois ela só solta sua seiva neste tempo e se deixar para extraír pela manhã não encontrará pois os passáros se alimentado dela. ossãe é um
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEje7hTiGsmWKBtDw74MVRVmTOHfxjG385WNyTWL4cYZEzfd-rDKBp-nr8qHdTq_iLR9NopcwDpwkHnkXu-hKX4k-IKdzyOFBqC1zlpoGIfE9KTwznw_ks1UoCDoKh_x4v6JsMcjXcV4Tys/s1600/images22.jpg)
Em algumas nações o canto de um passáro pode ser o grito de ossãe, quando encorporado no terreiro, roça ou barracão de candomblé etc.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCyeIH-Bob1Gj67EaMj74taaATtV7BaOPbbJL_-6ek50YH4uU1VsKxhzTlLEaektnn-YYeMl6FDfaxzRh8ElvwLF-lHQoH9dSCexf73TjFR-PEdW5O7LU9liLhwsEBuLegtTl2wvUvnGI/s1600/imagesCACZHC2P.jpg)
*Essa folha aqui é propria de ossãe
mas não podemos dizer seu nome
pois ja está em extição na mata Amazônica real.
domingo, 6 de maio de 2012
MESA DA JUREMA SAGRADA
A JUREMA É CONCEBIDA PELA UMBANDA , E NELA MORAM AS ENTIDADES, CHAMADOS TAMBÉM DE GUIAS OU PROTETORES,SÃO RESPONSAVES PELA BOA CONDUTA DOS MÉDIUNS ONDE SÃO CHAMADOS DE CABONOS ,CAVALOS OU DE MATÉRIAS DE GUIA . DENTRO DESTE CONCEITO OS PRÍNCIPES GUIAS SÃO OS : CABOCLOS ,INDIOS,PRETOS VELHOS ,MESTRES E MESTRAS DE ESQUERDA E DE DIREITA COMO TAMBÉM A LINHA ORIENTAL TAMBÉM CHAMADA DE LINHA CIGANA.
* EXU *
PARA PODER FALAR DA JUREMA SAGRADA ,DEVEMOS ABORDAR UM ASSUNTO DE GRANDE ENTERECE ,FORA E DENTRO DO PATAMAR JUREMA .
* QUEM É EXU?
OS EXUS SÃO ENTIDADES E DIVINDADES ,DEPENDENDO DE ONDE ELES SE ENCONTREM.
*ENTIDADES: SÃO OS EXUS QUE JÁ POSSUÍRAM VIDA MATERIAL AQUI EM NOSSO PLANO TERRESTRE.
* DIVINDADES : SÃO OS EXUS QUE SÃO DE FORÇA NATUREZA AQUELES QUE TRABALHÃO PARA OS ORIXÁS E QUE SÃO INTERMEDIÁRIOS ENTRE O SER HUMANO E OS ORIXÁS ,NUNCA TIVERAM VIDA MATERIAL.
*COMO SABER A DIFERENÇA ENTRE UM EXU ?
EXEMPLOS : EXU TIRIRI É DE ORIGEM YORUBA
JA NO CASO DO EXU TRANCA-RUAS VOCÊ ENTENDE
QUE ESSE EXU TRANCA E DESTRANCA .
* EXU TIRIRI DE CANDOMBLÉ ,A PRONUNCIA É EM LINGUAGEM YORUBÁ .
* EXU TRANCA RUAS DE UMBANDA, NA PRONUNCIA EM LINGUAGEM PORTUGUÊS, COMO TODOS ELES SÃO PRONUNCIADOS NA NOSSA LINGUAGÉM ,REFENTE A ALGO DO NOSSO TEMPO MATERIAL .
OS EXUS SÃO MUITO TEMPERAMENTAIS ,SÃO BRINCALHÕES E CRÍTICOS SÁBIOS ...SÃO OS SENHORES DAS RUAS E ENCRUZILHADAS ,MAS ELES ESTÃO EM DIVERSOS LUGARES ,POIS SÃO ELES QUE RECOLHEM TODO OS MAUS FLUÍDOS EM TODO TEMPO,TRABALHAM PARA O BEM ,MAS PROVOCAM ABSURDOS DESCONTROLES QUANDO ALGUÉM PROCURA FAZER MAU A ALGUÉM OU A SI MESMO . EXU TRABALHA COMO UM FIO NEGATIVO E POSITIVO SE JUNTAR OS DOIS O CHOQUE É DADO E O CIRCUITO É PROVOCADO . EXU TEM SUA VISÃO PARA QUEM PEDE O BEM EXU TRABALHA EM PROL DO BEM , E SE ALGUÉM PEDIR O CONTRARIO ELE FARÁ UMA BRINCADEIRA COM ESSA PESSOA QUE NUNCA MAIS ELA PEDIRÁ MAU ANINGUÉM
SENDO ASSIM EXU NÃO É BRINCADEIRA É PRECISO SABER PEDIR PRA NÃO SE PREJUDICAR E NEM A NINGUÉM . SARAVA !!!
PAI KLEYTON DO OGUM
TEMPLO OFA .
ACENTAMENTO DA JUREMA SAGRADA
A JUREMA É UMA ARVORE MUITO CONHECIDA DOS NORDESTINOS SUAS FOLHAS RAÍZES, CASCAS,CEMENTES E FLOR TEM MUITA CIÊNCIA PARA OS JUREMEIROS ,NEM TODO MUNDO PODE ULTILIZAR ESSES ELEMENTOS SAGRADOS ,MUITAS PESSOAS PODEM FAZER DIVERSAS COISAS ENTRE CURA E
CURAR ,MAS SÓ UM JUREMEIRO VERDAEIRO SABE OS SEGREDOS DESTES ELEMENTOS DE MUITO VALOR ESPÍRITUAL.
A JUREMA É UMA ARVORE MUITO CONHECIDA DOS NORDESTINOS SUAS FOLHAS RAÍZES, CASCAS,CEMENTES E FLOR TEM MUITA CIÊNCIA PARA OS JUREMEIROS ,NEM TODO MUNDO PODE ULTILIZAR ESSES ELEMENTOS SAGRADOS ,MUITAS PESSOAS PODEM FAZER DIVERSAS COISAS ENTRE CURA E
CURAR ,MAS SÓ UM JUREMEIRO VERDAEIRO SABE OS SEGREDOS DESTES ELEMENTOS DE MUITO VALOR ESPÍRITUAL.
Assinar:
Postagens (Atom)