MESA DA JUREMA SAGRADA
A JUREMA É CONCEBIDA PELA UMBANDA , E NELA MORAM AS ENTIDADES, CHAMADOS TAMBÉM DE GUIAS OU PROTETORES,SÃO RESPONSAVES PELA BOA CONDUTA DOS MÉDIUNS ONDE SÃO CHAMADOS DE CABONOS ,CAVALOS OU DE MATÉRIAS DE GUIA . DENTRO DESTE CONCEITO OS PRÍNCIPES GUIAS SÃO OS : CABOCLOS ,INDIOS,PRETOS VELHOS ,MESTRES E MESTRAS DE ESQUERDA E DE DIREITA COMO TAMBÉM A LINHA ORIENTAL TAMBÉM CHAMADA DE LINHA CIGANA.
* EXU *
PARA PODER FALAR DA JUREMA SAGRADA ,DEVEMOS ABORDAR UM ASSUNTO DE GRANDE ENTERECE ,FORA E DENTRO DO PATAMAR JUREMA .
* QUEM É EXU?
OS EXUS SÃO ENTIDADES E DIVINDADES ,DEPENDENDO DE ONDE ELES SE ENCONTREM.
*ENTIDADES: SÃO OS EXUS QUE JÁ POSSUÍRAM VIDA MATERIAL AQUI EM NOSSO PLANO TERRESTRE.
* DIVINDADES : SÃO OS EXUS QUE SÃO DE FORÇA NATUREZA AQUELES QUE TRABALHÃO PARA OS ORIXÁS E QUE SÃO INTERMEDIÁRIOS ENTRE O SER HUMANO E OS ORIXÁS ,NUNCA TIVERAM VIDA MATERIAL.
*COMO SABER A DIFERENÇA ENTRE UM EXU ?
EXEMPLOS : EXU TIRIRI É DE ORIGEM YORUBA
JA NO CASO DO EXU TRANCA-RUAS VOCÊ ENTENDE
QUE ESSE EXU TRANCA E DESTRANCA .
* EXU TIRIRI DE CANDOMBLÉ ,A PRONUNCIA É EM LINGUAGEM YORUBÁ .
* EXU TRANCA RUAS DE UMBANDA, NA PRONUNCIA EM LINGUAGEM PORTUGUÊS, COMO TODOS ELES SÃO PRONUNCIADOS NA NOSSA LINGUAGÉM ,REFENTE A ALGO DO NOSSO TEMPO MATERIAL .
OS EXUS SÃO MUITO TEMPERAMENTAIS ,SÃO BRINCALHÕES E CRÍTICOS SÁBIOS ...SÃO OS SENHORES DAS RUAS E ENCRUZILHADAS ,MAS ELES ESTÃO EM DIVERSOS LUGARES ,POIS SÃO ELES QUE RECOLHEM TODO OS MAUS FLUÍDOS EM TODO TEMPO,TRABALHAM PARA O BEM ,MAS PROVOCAM ABSURDOS DESCONTROLES QUANDO ALGUÉM PROCURA FAZER MAU A ALGUÉM OU A SI MESMO . EXU TRABALHA COMO UM FIO NEGATIVO E POSITIVO SE JUNTAR OS DOIS O CHOQUE É DADO E O CIRCUITO É PROVOCADO . EXU TEM SUA VISÃO PARA QUEM PEDE O BEM EXU TRABALHA EM PROL DO BEM , E SE ALGUÉM PEDIR O CONTRARIO ELE FARÁ UMA BRINCADEIRA COM ESSA PESSOA QUE NUNCA MAIS ELA PEDIRÁ MAU ANINGUÉM
SENDO ASSIM EXU NÃO É BRINCADEIRA É PRECISO SABER PEDIR PRA NÃO SE PREJUDICAR E NEM A NINGUÉM . SARAVA !!!
PAI KLEYTON DO OGUM
TEMPLO OFA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário